
Diminuir o consumo de carne é o melhor para você e o planeta também agradece: esta é uma opinião que é compartilhada por nutricionistas, médicos e cientistas. O consumo excessivo de carne por parte da população chegou a um ponto em que faz mal não apenas para a saúde humana como ameaça seriamente o meio ambiente.
Segundo relatório divulgado na revista científica The Lancet, o consumo excessivo de carne gera mais problemas de saúde do que consumir tabaco, álcool e drogas. Em paralelo, a indústria de produção de carne emite mais gases de efeito estufa do que a soma de todos os veículos terrestres, navais e aéreos do mundo.
Siga com a gente para entender porque diminuir o consumo de carne melhora sua vida e conheça 5 dicas de alimentos para começar!
Os malefícios da carne à saúde humana
Nos meios científico e da medicina, atualmente há um consenso de que o modo como as pessoas consomem carne prejudica nosso organismo. De doenças cardíacas ao câncer, passando ainda por diabetes e danos cerebrais, já há anos se sabe que consumir carne em excesso provoca o surgimento de doenças crônicas.
Conheça alguns dos males que a carne causa à saúde:
? No Guia Alimentar para a População Brasileira, o Ministério da Saúde recomenda a ingestão de no máximo 200 gramas de proteína animal por dia - equivalente a um bife ou um sanduíche com presunto e ovo. Um estudo da Universidade de Oxford, porém, recomenda não ultrapassar as 43 gramas diárias de carne.
? Segundo o mesmo estudo citado anteriormente, não só diminuir o consumo de carne como também promover a adoção de dietas veganas entre a população seria capaz de salvar mais de 8 milhões de pessoas por ano devido à redução das doenças crônicas não-transmissíveis - como o sobrepeso.
? A Sociedade Brasileira de Cardiologia relaciona o consumo de carne vermelha ao surgimento de doenças cardiovasculares e cientistas afirmam que a carne animal, especialmente as altamente processadas, está associada ao desenvolvimento de tumores, diabetes, AVC, demência e colesterol alto.
O impacto da criação animal no meio ambiente
Não é somente seu corpo quem sofre devido ao excesso de consumo de carne: a atmosfera terrestre, as florestas, as reservas de água e a própria qualidade do ar são diretamente afetadas pelas criações animais para produção de carne.
Confira alguns dados:
? O gado libera na atmosfera um grande volume de gás metano, poluente considerado 21 vezes pior do que o CO2;
? Estima-se que a pecuária seja responsável por ? de toda a água consumida no mundo;
? Sem controle, as emissões de gases de efeito estufa da criação animal podem aumentar a temperatura terrestre em mais de 1,5º Celsius nas próximas décadas;
? Pesquisadores estimam que, se o consumo de carne permanecer como está, até 2050 não haverá recursos suficientes para alimentar a população global.
5 Dicas de alimentos para começar a substituir a carne
Com tudo o que vem sendo revelado pelas pesquisas científicas, diminuir o consumo de carne em grande escala tornou-se imperativo - mas você sabe como começar? Confira abaixo 5 dicas de alimentos para começar a substituir a carne com muita saúde:
1. Feijão ? Rico em fibras, cálcio, ferro, magnésio, potássio e ótima fonte de proteínas;
2. Lentilha ? Sacia a fome, melhora o funcionamento do intestino, coração e sistema imunológico e é fonte de proteína e ferro;
3. Brócolis ? Desintoxica o corpo, fortalece ossos, coração e cérebro e é rico em vitaminas, fibras e proteína;
4. Aveia ? Fonte de energia, reduz o colesterol ruim e é rico em fibras, vitaminas e proteína;
5. Soja ? É um ótimo ingrediente para criar receitas de carne vegetal: possui poucas calorias e é rico em nutrientes e proteínas.
? Conheça 4 motivos para incluir a carne vegetal na sua dieta!
Curta nosso canal recheado de delícias!!