Nutritiva e abundante em fibras e proteínas; saudável para o corpo e com menos sódio na composição; deliciosa e com fartura de sabores sem que sua origem tenha maltratado o meio ambiente ou qualquer animal. Esta é a carne vegetal, a melhor opção para quem deseja ter uma vida mais saudável seguindo uma dieta que é a tendência do futuro.
Com variedades que apresentam sabor, aroma e textura semelhantes aos da carne vermelha, a carne vegetal agrada a todos: flexitarianos, vegetarianos, veganos ou mesmo aqueles que desejam ter mais saúde e disposição no dia a dia.
Seu organismo vai agradecer: livre de gorduras saturadas, feita a partir de leguminosas ricas em propriedades essenciais e acrescida de ingredientes e produtos naturais que lhe conferem textura, cor e muito sabor, a carne vegetal faz bem à saúde sem esquecer do bom paladar - indispensável, convenhamos, se a ideia é não abandonar a dieta.
Neste post, você vai conhecer 4 ótimos motivos para incluir a carne vegetal na sua dieta agora mesmo - fique conosco até o fim para saber mais!
1.É melhor para o meio ambiente
Segundo a rede norte-americana NBC, produtores de carne vegetal utilizam até 99% menos água, 96% menos terra e emitem até 90% combustíveis fósseis a menos do que na produção de um bife comum com pouco mais de 100 gramas ao criarem um produto com peso semelhante.
Até 2050, a população humana da Terra deve aproximar-se dos 10 bilhões. Se uma boa parcela destas pessoas incluírem a carne vegetal em suas dietas, especialistas estimam que o impacto seria incomensuravelmente positivo para o planeta.
2.É mais saudável
Da forma como é produzida, a carne vegetal torna-se um alimento muito mais completo, saudável e nutritivo do que a carne comum. São seguida basicamente três etapas para que isso aconteça:
? Isolamento: vegetais como soja, ervilha, lentilha, feijão ou grão bico têm seus extratos de proteína retirados; em seguida, essas proteínas são "quebradas" para melhorar sua disponibilidade na carne vegetal;
? Formulação: os extratos de proteínas são misturados a outros nutrientes e ingredientes vegetais para dar liga, se tornar mais completo e adquirir textura e sabor idênticos aos da carne comum;
? Processamento: a mistura de proteína, nutrientes e produtos vegetais é moldada para adquirir o formato do alimento desejado. São opções variadas, que vão do tradicional hamburguer às carnes embutidas, moídas e as salsichas.
3.É muito saborosa
Ainda que surjam deliciosas novidades a cada dia, o mercado já dispõe de opções de carne vegetal com sabores que agradam a qualquer paladar. Quem já experimentou, sabe que a percepção sensorial oferecida por um bom hambúrguer de carne vegetal é semelhante àquele hambúrguer comum, cheio de gordura.
Mas não para por aí: graças à enorme variedade de saudáveis ingredientes vegetais que emprestam diferentes aromas e sabores a cada receita, você pode apreciar carne vegetal com sabores de frango, pato, siri, picanha e muito mais.
4.É a carne do futuro
A procura por carne vegetal e o consumo deste tipo de alimento crescem na mesma medida que a tecnologia vai aperfeiçoando sua produção. Em 2020, o mercado de produtos que substituem a carne animal no Brasil ultrapassou a marca dos R$ 418 milhões, um crescimento de 70% em relação a 2015. No resto do mundo, a tendência é a mesma.
Tanto que, para diversos cientistas e produtores internacionais de alimentos, no futuro todas as carnes podem ser totalmente livres do sofrimento animal - graças à carne vegetal, cada vez mais saudável e saborosa. É melhor para a saúde, para o bem-estar e para a sua disposição. É muito melhor para o planeta.
Clique aqui e veja como é fácil fazer uma receita de Carne Vegetal, um belo Hambúrguer Vegano!
? Saiba tudo sobre alimentação vegana em nosso canal no YouTube!
Curta nosso canal recheado de delícias!!