O perfil do consumidor evoluiu. Mais seletivo, exigente e atento às origens daquilo que adquire, ele não deixa de lado questões como a sustentabilidade, o bem-estar dos animais e a própria saúde ao escolher alimentos e outros produtos. Conciliar tudo isso é uma imposição do cliente moderno - e aponta para um futuro vegano.
O mercado do futuro é vegano porque é a única dieta ou estilo de vida que fornece nutrição e saúde às pessoas ao mesmo tempo em que não maltrata os animais e ajuda a preservar o meio ambiente.
Mais que uma previsão, trata-se de uma constatação baseada em pesquisas que revelam um crescimento constante e irreversível do veganismo, com as marcas se vendo obrigadas a correr atrás para adaptarem-se. Não por acaso, o próprio meio empresarial vê um futuro vegano para o mercado de alimentos.
Continue conosco até o fim do texto e entenda porque o mercado do futuro é vegano!
Priorização da sustentabilidade no mercado
O mercado não se deixa guiar por ideais ou boas atitudes: o fato é que, hoje, sustentabilidade dá dinheiro. Marcas de alimentos veganos como a BasiCo Plant chegaram a crescer 100% durante a pandemia do Coronavírus e outras, como o Grupo Planta, projetam um crescimento de 120% até o final de 2021.
A explicação reside nos novos hábitos de consumo. Pesquisa recente da Toluna Influencer mostra que, de cada dez consumidores, nove levam em consideração a sustentabilidade no momento da decisão de compra. Além disso, mais da metade dos entrevistados concorda em pagar um pouco a mais por produtos sustentáveis.
Ainda que com certo atraso, as grandes marcas perceberam que a sustentabilidade é imprescindível para angariar clientes e investidores e não querem ficar fora dessa.
A JBS e a Marfrig, por exemplo, anunciaram medidas para zerar o desmatamento na cadeia produtiva em até dez anos. Já a Unilever lançou uma linha de carnes à base de plantas que deve faturar cerca de 1 bilhão de Euros nos próximos sete anos.
Crescimento da procura por alimentos sem carne
Sushi sem peixe, hambúrguer sem vaca, doces preparados com leite vegetal: jamais houve uma oferta de produtos sem carne ou ingredientes de origem animal tão grande no mercado - e a oferta só cresce quando há demanda para tal. À medida que novos itens são lançados, mais e mais pessoas vão aderindo ao veganismo.
Incentivada por nutricionistas, amigos e pelas informações à disposição, uma parcela crescente da população vem buscando uma dieta livre de carne. A pesquisa da Toluna Influencer mostrou que 46% dos entrevistados reduziram o consumo de carne vermelha e 58% acredita que produtos sustentáveis salvarão o planeta.
Benefícios do veganismo
Sem testes, maus-tratos e livres de qualquer traço de origem animal na composição, os produtos veganos trazem benefícios evidentes para o meio ambiente. Além de não abusar dos animais, o veganismo gera pouquíssimos resíduos e não agride a natureza.
Quem também agradece é a sua saúde, já que a dieta vegana cria mais disposição para o corpo, previne várias doenças e é indicada para pessoas de todas as idades. Confira os principais benefícios do veganismo:
? O veganismo não agride, não maltrata e nem abusa de animais;
? Ao exigir muito menos consumo de água e gerar consideravelmente menos resíduos do que a criação de animais, o veganismo minimiza os danos ao meio ambiente;
? É uma dieta rica em vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar bem;
? Carrega pouquíssimo sódio, colesterol e gorduras saturadas, ajudando a emagrecer e gerando mais disposição no dia a dia;
? Contribui para desentupir veias e artérias, protegendo o indivíduo contra doenças cardíacas;
? Ajuda a prevenir doenças e enfermidades de todas as ordens: câncer, diabetes, artrite, dores musculares e muito mais.
? Conheça os malefícios do consumo de leite de origem animal!
Curta nosso canal recheado de delícias!!