builderall




É #FAKE que a alimentação vegana causa doenças


Você certamente já ouviu ou leu em algum lugar uma informação falsa: "a alimentação vegana não fornece os nutrientes essenciais para o cérebro", ou que "a alimentação vegana não é indicada para qualquer tipo de indivíduo". 


Em tempos de FAKE NEWS desenfreada nas conversas pessoais e na mídia, afirmações sem qualquer base científica como estas só trazem desinformação e prejuízo à saúde das pessoas - mas divulgá-las é interessante para um setor poderoso do mercado de alimentos: o da indústria da carne.


Não obstante, os cientistas afirmam justamente o contrário: em comparação com outras dietas, a alimentação vegana é a que mais previne doenças e a que oferece mais saúde para o corpo humano. E seus argumentos são baseados em estudos e pesquisas sérias, realizadas em diversas partes do mundo.


Saiba mais sobre algumas destas descobertas:


? A Loma Linda University (EUA) realizou uma pesquisa para analisar o sangue, a urina e o tecido adiposo de 840 adultos de ambos os sexos, divididos pelo tipo de alimentação que consomem - Veganos, Ovolactovegetarianos, Pesco-vegetarianos, Semi-vegetarianos e Não-vegetarianos. O resultado? Os veganos apresentaram a maior pontuação em termos de biomarcadores que impedem doenças.


? De acordo com a reportagem da ABM + Saúde, a alimentação com base em alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas reduz a quantidade de mortes por infarto em 20% nas mulheres e em 31% nos homens. A alimentação vegana também diminui a incidência de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, problemas renais e pedras na vesícula.


? Segundo cientistas, o nutriente do qual o cérebro humano precisa para funcionar é a Glicose que está presente nos Carboidratos - fornecidos em abundância pelos amidos e açúcares que são encontrados de forma concentrada nos vegetais e em pouquíssima quantidade nas carnes, ovos e laticínios.


? Conforme relato da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a posição oficial da Academy of Nutrition and Dietetics - ou Academia de Nutrição e Dietética, a maior organização de profissionais de nutrição dos Estados Unidos - é de que "uma dieta à base de vegetais e livre de alimentos de origem animal é segura, equilibrada e adequada para todas as fases da vida, incluindo a gestação, lactação, infância e senilidade, além dos esportistas.

 

A dieta vegana, além de ser segura, é preventiva e pode ser utilizada na reversão das principais doenças crônicas não transmissíveis que mais adoecem e matam humanos na atualidade: doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão e certos tipos de câncer".


Desinformação e FAKE NEWS


Não é nada incomum encontrar reportagens especulativas e sem nenhuma base científica real sobre a alimentação vegana em sites e publicações conhecidas do público.

 

Algumas dizem que a proteína vegetal não é "tão boa" quanto a animal, outras que os vegetais não contêm os aminoácidos que precisamos; e há ainda as que dizem que a alimentação vegana não fornece nutrientes e vitaminas suficientes.


Todas as afirmações acima já foram rebatidas e desmentidas pela ciência.


Você também já deve ter ouvido dizer que esportivas de alto nível não podem adotar a alimentação vegana. Entre outros campeões de destaque mundial, a tenista Serena Williams, o piloto Lewis Hamilton, o futebolista Sergio Aguero e o surfista Gabriel Medina recentemente adotaram a dieta ou já são veganos há muitos anos.


Qual seria, então, o motivo de tanta desinformação e FAKE NEWS sobre a alimentação vegana?


Hipóteses não faltam: além de favorecer a indústria da carne, incitar desconfiança em torno da alimentação vegana é interessante para criar comoção e gerar mais cliques. Devido ao desconhecimento que grande parcela da população tem sobre o tema, jornalistas pouco éticos também aproveitam-se para publicar matérias que incentivam o descrédito.


A grande verdade, porém, é que afirmar que o veganismo por si só é causador de carências nutricionais é uma suposição, e não ciência de fato. Quando é seguida de forma desequilibrada e sem planejamento, qualquer dieta pode acabar gerando deficiência nutricional - independentemente do modelo alimentar adotado.


Quando é comparada com outras dietas, a alimentação vegana acarreta muito menos prejuízos tanto para a saúde humana quanto para a sociedade e o meio ambiente. Entre outros males, a alimentação baseada em produtos de origem animal é responsável, direta ou indiretamente, por:


- Aumentar os casos de obesidade;


- Fazer crescer a incidência de doenças crônicas;


- Favorecer o desenvolvimento de vários tipos de câncer;


- Consumir água em excesso na produção pecuária;


- Incentivar o desmatamento para criação de pastos;


- Propiciar condições para o surgimento de pandemias como a do Coronavírus.


? Quer saber mais sobre alimentação vegana? Confira outro post relacionado: "O leite de vaca faz mal à saúde?"








JÁ BAIXOU SEU E-BOOK GRÁTIS?



JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO YOUTUBE?

Curta nosso canal recheado de delícias!!


PÁGINA NO FACEBOOK @UMAIDEIAVEGANA



PERFIL NO INSTAGRAM @DEIAVEGANA





CURSO MESTRE EM QUEIJOS E LATICÍNIOS VEGANOS