builderall



O leite de vaca faz mal à saúde?


Locais de ordenha minúsculos e com péssimas condições de higiene. Animais que vivem uma rotina exploratória. Leite infestado de bactérias que precisa ser pasteurizado e ainda receber substâncias químicas para poder ser consumido.


As terríveis condições de produção já entregam o quanto o leite de vaca faz mal à nossa saúde, mas está longe de ser a única razão para largar seu consumo.


Além do pouco divulgado sofrimento que é causado a vacas e bezerros e das deploráveis condições de higiene na produção (tanto em grandes quanto em pequenas fazendas), existem muitos outros motivos para abandonar o consumo do leite de vaca. O principal deles: leite de vaca não oferece o que nosso organismo precisa.


A explicação é até óbvia: da mesma forma que o leite materno fornece exatamente o que humanos precisam quando são bebês, o leite de vaca dá aquilo que o bezerro precisa para se desenvolver. Se o leite de vaca não é indicado nem mesmo para bovinos crescidos, não poderia mesmo ser adequado à saúde de humanos adultos.


Não é à toa que estimativas apontam que cerca de 70% da população mundial seja intolerante à lactose - e mesmo quem não é, acaba perdendo a enzima que digere a lactose com o passar dos anos.


Um mito dos negócios


A ideia de que o leite de vaca faz bem para os ossos e é fonte ideal para substâncias como cálcio ou vitamina B12 é, na verdade, um mito criado para atender interesses comerciais. 


Com o excesso de produção leiteira e como forma de potencializar os lucros da criação de bovinos, governos e produtores uniram-se em campanhas e propagandas que incentivam o consumo de leite - especialmente para crianças.


Não há evidência científica alguma, porém, de que o leite fortaleça os ossos ou evite a osteoporose. De fato, a própria Universidade de Harvard recomenda outras fontes para fornecimento de cálcio, como brócolis e demais vegetais ricos no mineral. O mesmo vale para a vitamina B12, cuja melhor alternativa de fonte é o leite vegetal.


Como foi criada uma demanda por leite, os produtores conseguem extrair o máximo de lucros que as vacas podem fornecer antes de irem para o abate. Nas grandes fazendas, isso é feito com máquinas automatizadas que as machucam; nas pequenas, com ordenhadores que muitas vezes acabam maltratando os animais.


Em ambos os casos, são usados antibióticos para remediar os machucados e as infecções nas mamas das vacas. Antibióticos que certamente passam para o leite e acabam sendo ingeridos por consumidores humanos. Como se vê, não são poucos os fatores que explicam porque o leite de vaca faz mal à saúde.


O que é o leite vegetal


O leite vegetal é uma bebida produzida a partir de grãos, oleaginosas, sementes ou cereais que é também o substituto ideal para o leite de vaca. São bebidas deliciosas e que podem ser muito cremosas - como o leite de castanha de caju, o leite de amendoim, o leite de aveia e o leite de amêndoas - ou mais aguadas, como os leite feitos com sementes.


Trocar o leite de vaca pelo leite vegetal oferece diversos benefícios à saúde: para começar, o leite vegetal é livre de lactose, glúten e colesterol. Também é uma fonte rica em minerais, cálcio, fósforo, potássio e diversas vitaminas, além de hidratar o corpo e saciar a fome. Ainda mais importante, o leite vegetal não maltrata animais.


O leite vegetal é especialmente indicado para todos que estão em busca de uma vida mais saudável, seja a pessoa vegana ou não.


A única coisa que pode dificultar a substituição do leite de vaca pelo leite vegetal na dieta é a falta de informações sobre o assunto - só que conhecimento e dicas exclusivas sobre alimentação saudável é o que não faltam no Blog da Ideia Vegana. Aqui você encontra tudo o que precisa para conquistar uma dieta nutritiva e saborosa!


? Descubra agora mesmo quais são os leites vegetais mais cremosos!




JÁ BAIXOU SEU E-BOOK GRÁTIS?



JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO YOUTUBE?

Curta nosso canal recheado de delícias!!


PÁGINA NO FACEBOOK @UMAIDEIAVEGANA



PERFIL NO INSTAGRAM @DEIAVEGANA





CURSO MESTRE EM QUEIJOS E LATICÍNIOS VEGANOS