
Devido à falta de informações à disposição sobre as alternativas que existem, é compreensível que o uso de ovos seja tão frequente na rotina alimentar de muitas pessoas. Mesmo quem não os consome na sua forma comum, acaba ingerindo ovos que são utilizados em inúmeras receitas: pães, bolos, tortas e muitas outras.
Só que substituir o ovo na alimentação é muito mais fácil do que se imagina - com grandes benefícios não só para a sua saúde como também para os animais usados na produção e para o meio ambiente.
Por que vegano não come ovo?
Promotor de vantagens que são cada vez mais reconhecidas, o estilo de vida vegano oferece uma vida mais saudável e bem-disposta ao mesmo tempo em que combate a exploração animal. Um bem-estar de corpo e mente fruto da recusa em consumir produtos com traços de origem animal - o que torna indispensável substituir o ovo.
A produção em larga escala de ovos afeta de maneira radical a vida das galinhas poedeiras: a grande maioria vive confinada em gaiolas sem espaço para se mexer e desprovidas de qualquer contato com a luz do sol e a natureza.
À esse grave problema ético e ambiental, somam-se as questões de saúde. Carregados de colesterol e calorias, os ovos não devem ser consumidos em excesso por pessoas com diabetes ou que sofrem de problemas cardíacos.
Quando estão contaminados ou não são bem cozidos, os ovos aumentam o risco de infecção intestinal e podem transmitir Salmonella sp - bactéria que causa vômitos, diarreia e pode até levar à morte, especialmente crianças. Ainda assim, alimentos como maionese, mousses e até recheios de bolos levam ovo cru na receita.
Como substituir o ovo
O ovo é tão usado nas receitas porque ele auxilia a compor a estrutura, a cor, a consistência e o sabor de diferentes pratos. Em resumo, os ovos ajudam a:
? Aglutinar os ingredientes e mantê-los juntos para assegurar a estrutura;
? Fermentar o alimento para que cresça e ganhe volume e textura;
? Umedecer os outros ingredientes para que a comida não fique seca;
? Dourar o alimento assado e contribuir para o sabor.
É aí que os conhecimentos sobre alimentação vegana mostram toda sua importância: são várias as alternativas que oferecem estas mesmas contribuições e que podem substituir o ovo com a mesma eficiência em todas as receitas que puder imaginar! Conheça abaixo o que você pode usar para substituir o ovo:
- Tofu: dá firmeza e pode ser usado em pães, bolos e biscoitos;
- Iogurte de soja: cada 60g de iogurte substitui um ovo nas receitas;
- Sementes de linhaça ou de chia: geram consistência gelatinosa e podem ser usadas em panquecas, muffins e waffles;
- Purê de batata instantâneo: pode ser usado como aglutinante em carnes veganas como hambúrgueres ou almôndegas;
- Purês de banana, abóbora ou abacate: geram densidade e umidade e podem ser usados em bolos, pães, waffles e cookies.
- Purê de maçã: cada 65g de purê pode substituir o ovo em diversas receitas;
- Manteigas de amendoim, caju ou amêndoa: podem ser usadas em panquecas, biscoitos e brownies.
- Outras opções para substituir o ovo: agar (mais textura em cremes e pudins), aquafaba (substitui a clara do ovo), lecitina de soja (substitui a gema do ovo), água gaseificada (ajuda na fermentação) e vinagre com bicarbonato de sódio (ajuda a receita a ficar leve e arejada).
? Saiba agora mesmo porque é #FAKE que a alimentação vegana causa doenças!
Curta nosso canal recheado de delícias!!