
O queijo vegetal não carrega lactose, proteína do leite de vaca ou qualquer outra substância em sua composição que ofereça riscos à saúde. Também não engorda, é rico em nutrientes e gera muito mais benefícios ao organismo do que a versão comum. Para completar, as receitas de queijo vegetal apresentam grande variedade de sabores e texturas.
Estes são apenas alguns dos irrefutáveis motivos para substituir o queijo comum pelo queijo vegetal, também conhecido como queijo vegano. Por ser preparado com ingredientes livres de qualquer traço de origem animal, o queijo vegetal é mais fácil de digerir e sacia a fome enquanto ajuda o intestino a funcionar melhor.
Isso ocorre porque o queijo vegetal:
? É rico em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, magnésio, cálcio e muitos outros nutrientes;
? Ajuda a emagrecer de maneira saudável e sem o risco de passar fome;
? Não oferecer riscos aos intolerantes à lactose ou aos alérgicos à proteína do leite de vaca;
? Não causa gases, diarreia ou qualquer tipo de desconforto gastrointestinal;
? Agrada a qualquer tipo de paladar com suas variadas receitas e possibilidades.
E é justamente sobre esta última vantagem que iremos tratar neste texto: siga conosco até o fim para descobrir como utilizar o queijo vegetal em receitas!
Tipos de queijo vegetal
O queijo vegetal não deixa nada a dever para o queijo comum em relação à diversidade de sabores e texturas: do salgado ao amargo, passando pelo ácido e pelo doce (além de consistências que vão do cremoso ao firme), o queijo vegetal é fácil de preparar e satisfaz a qualquer gosto particular.
Assim, você pode preparar queijos vegetais com sabores de cheddar, parmesão, provolone, mussarela, brie, prato, requeijão e muitos outros - basta aprender as melhores receitas de queijo vegetal com quem entende do assunto e utilizar os ingredientes corretos para cada tipo de queijo vegetal.
Conheça, então, os principais tipos de queijo vegetal:
- Queijo vegetal de legumes: geralmente de consistência mais firme, o queijo vegetal de legumes pode ser preparado com alimentos como batata, mandioca, abobrinha e outros. São indicados tanto para serem consumidos como lanche ou aperitivo quanto para serem usados em variadas receitas.
- Queijo vegetal de oleaginosas: com uma consistência mais cremosa, o queijo vegetal de oleaginosas costuma ser preparado à base de castanhas ou nozes. São ricos em gordura benéfica à saúde e também podem ser usados em várias receitas.
- Queijo vegetal de leguminosas: também com uma consistência firme, o queijo vegetal de leguminosas é saudável e muito simples de fazer. Suas bases de preparo mais conhecidas são o grão-de-bico ou a soja e é especialmente indicado para compor receitas de pizzas e massas.
- Queijo vegetal temperado: a liberdade criativa do queijo vegetal não para por aí, já que também possível prepará-lo a partir de uma mistura de oleaginosas ou legumes com temperos de sabor acentuado como alho, salsa, ervas, páprica ou aquele que você preferir!
Como usar o queijo vegetal em receitas
Além de ser ideal para beliscar ou fazer um lanche rápido, o queijo vegetal é perfeito para ser utilizado como ingrediente em uma infinidade de receitas. Ao adquirir conhecimento sobre as formas de preparo e o sabor e a textura de cada tipo de queijo vegetal, você pode utilizá-lo para fazer:
? Tortas;
? Pizzas;
? Pão de queijo;
? Quiches;
? Panquecas;
? Massas;
? Fondue;
? E muito mais!
E adquirir tal conhecimento não é nada complicado: basta você seguir os ensinamentos de quem é mestre no assunto para tornar-se você também um Mestre em Queijos Veganos e Laticínios Vegetais!
? Saiba agora mesmo o que pode substituir o queijo de origem animal!
Curta nosso canal recheado de delícias!!