builderall



O que é APLV e quais os cuidados recomendados?


Coceira, inchaço e manchas vermelhas na pele; náusea, vômitos, diarreia e dor abdominal; garganta fechada e tosse; convulsão, arritmia e perda de consciência. Estes são somente alguns dos sintomas que podem acometer quem sofre de APLV - a alergia alimentar mais comum em crianças de até dois anos de idade. Mas o que é APLV e qual a sua relação com o consumo do leite de vaca? 



A abreviação APLV refere-se à Alergia à Proteína do Leite de Vaca, que é uma reação do sistema imunológico à presença das proteínas do leite - especialmente a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina. Trata-se de uma condição bem comum em crianças e bebês, com uma série de graves sintomas que podem levar até dias após o consumo do leite para se manifestarem.


Fazer um diagnóstico rápido e preciso da APLV é dificultado justamente pela grande variedade de sintomas que podem ocorrer após a ingestão do leite de vaca. Os sinais pelo corpo são de ordem variada: cutânea, gastrointestinal, respiratória, oral, cardiovascular e até mesmo neurológica. Assim, sem a devida atenção, a APLV pode ser confundida com diversos outros males.


Confira quais são, segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas associados à Alergia à Proteína do Leite de Vaca:


? Cutâneo: Coceira; Urticária; Inchaços na pele; Manchas vermelhas pelo corpo; Dermatite atópica.

? Gastrointestinal: Náuseas; Vômitos; Diarreia; Sangue nas fezes; Refluxo gastrointestinal; Dor abdominal.

? Oral: Coceira e/ou inchaço dos lábios/língua e palato.

? Respiratório: Coceira e sensação de garganta fechando; Inchaço de glote e laringe; Tosse seca irritativa; Sensação de aperto torácico; Crises de espirro e intensa congestão nasal.

? Cardiovascular: Dor torácica; Arritmia; Hipotensão (pressão baixa) e Choque.

? Neurológico: Convulsão; Sonolência e Perda de consciência.


Alergia x Intolerância à Lactose


Com pouca divulgação sobre o que é APLV, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca e a Intolerância à Lactose são dois males distintos que costumam ser frequentemente confundidos. Enquanto a alergia é uma reação imunológica que origina-se na sensibilidade do indivíduo às proteínas presentes no leite, a Intolerância à Lactose é a inaptidão do organismo para digerir o açúcar do leite - a lactose.


A Intolerância à Lactose é causada pela falta no organismo da lactase, enzima responsável por digerir a lactose, e seus sintomas costumam ser de ordem gastrointestinal. A diminuição da enzima lactase no organismo é um processo natural do corpo humano enquanto envelhecemos: precisamos do leite quando somos pequenos e, à medida que ficamos adultos, deixamos de produzir lactase.


Desta forma, a Intolerância à Lactose é muito mais comum em adultos: estima-se que 70% da população mundial tenha algum grau de intolerância. Já a APLV é muito mais frequente em bebês e crianças - alguns adultos, no entanto, carregam a Alergia à Proteína do Leite de Vaca para o resto da vida. E precisam ter o devido cuidado.


Recomendações para tratar a APLV


Existe somente uma abordagem de eficiência devidamente comprovada para fazer o tratamento da APLV: adotar uma dieta sem qualquer tipo de alimento com origem no leite de vaca. Ao tomar este cuidado, o sistema imunológico do indivíduo deixa de produzir as células e anticorpos que causam a reação alérgica à proteína do leite de vaca e anula o aparecimento de sintomas.


Isso não significa, de maneira alguma, alimentar-se mal e ter que seguir uma dieta deficiente em nutrientes e em sabor. Pelo contrário: tendo acesso ao melhor conhecimento acerca de alimentação vegana e fazendo as substituições corretas, é possível comer qualquer prato e deliciar-se com as receitas que todos amam - pizza, manteiga, pão de queijo, iogurte e queijos saborosos que não fazem mal à saúde.


Para alcançar esta dieta saudável e substituir com sucesso o leite de vaca, os leites vegetais e as propostas da alimentação vegana são alternativas perfeitas. Abundantes em benefícios à saúde, os leites vegetais são bebidas produzidas a partir de grãos, oleaginosas, sementes ou cereais que podem ser aproveitadas em inúmeras receitas.


Com uma variedade de sabores possíveis e texturas que podem ir do cremoso ao mais aguado, os leites vegetais estão livres das proteínas do leite de vaca, da lactose, do glúten e do colesterol. Também são fontes ricas em minerais, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. O leite vegetal hidrata e alimenta o corpo, e sua produção não maltrata nenhum animal.


Consumir leite vegetal gostoso e saboroso é a escolha ideal para todos os que buscam ter uma vida saudável, sofra a pessoa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca ou não.


? Conheça as dicas exclusivas da Ideia Vegana!

 






JÁ BAIXOU SEU E-BOOK GRÁTIS?



JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO YOUTUBE?

Curta nosso canal recheado de delícias!!


PÁGINA NO FACEBOOK @UMAIDEIAVEGANA



PERFIL NO INSTAGRAM @DEIAVEGANA





CURSO MESTRE EM QUEIJOS E LATICÍNIOS VEGANOS