builderall



O que intolerante à lactose pode comer?


Se estiverem corretas as estimativas de que 70% da população mundial tenha algum grau de intolerância à lactose, existem mais 5 bilhões de pessoas que precisam se perguntar: o que o intolerante à lactose pode comer? 



A intolerância à lactose é definida pela deficiência da lactase, enzima que é necessária para o organismo conseguir digerir o açúcar do leite - a lactose. Ainda que possa até ser induzida por inflamações bacterianas no intestino ou questões genéticas, a falta de lactase geralmente é o resultado natural do envelhecimento humano.


Não é à toa que, para a grande maioria dos adultos, o leite de vaca faz mal à saúde. É tão comum que estima-se que 70% da população mundial tenha algum grau de intolerância à lactose. Se a conta estiver correta, são mais de 5 bilhões de pessoas que sofrem com dor abdominal, gases, enjoo, desconforto e outros sintomas ao ingerir leite e seus derivados.


Em outras palavras, existem mais de 5 bilhões de pessoas no mundo que precisam se perguntar: "o que um intolerante à lactose pode comer?".


A resposta é animadora: são muitas as receitas de pratos deliciosos, tanto para lanches rápidos quanto para refeições sofisticadas, que um intolerante à lactose pode comer. Receitas que podem ser preparadas de forma prática na sua própria cozinha, com ingredientes acessíveis e fáceis de encontrar.


Ninguém deseja, afinal, ter que deixar de comer queijos, pizzas, iogurtes, manteigas, pão de queijo, requeijão ou o próprio leite e outras delícias do tipo. E ninguém é obrigado: tudo que é preciso é ter acesso ao conhecimento de quem é mestre no assunto.


Mas o que não pode comer?


Os intolerantes à lactose - 70% de nós - não podem ingerir leite de vaca, laticínios e outros produtos derivados. Isso inclui a manteiga, o creme de leite, o iogurte, a margarina, sorvetes à base de leite, leite condensado, achocolatados em pó e vários outros produtos embutidos ou industrializados. Até mesmo diversos pães, bolachas e comidas congeladas possuem lactose na composição.


Vale ressaltar que a intolerância à lactose é diferente da alergia à proteína do leite, outro mal muito comum que pode acometer quem consome leite de vaca. Trata-se de uma reação do sistema imunológico que resulta em inchaço, coceira e manchas.


Já a intolerância à lactose, ainda que com diferentes graus de intensidade e sensibilidade de pessoa para pessoa, ataca diretamente o sistema digestivo. Assim, se a alimentação não for alterada para uma dieta livre de lactose, com o tempo a mucosa que reveste o intestino e a flora intestinal podem ser afetadas - deixando o caminho livre para a invasão de organismos causadores de alergias e doenças.


A alimentação ideal para intolerantes à lactose


Independentemente do grau de intensidade da intolerância à lactose, a alimentação ideal é aquela totalmente livre de produtos com lactose na composição. Mesmo que a pessoa sinta sintomas apenas leves ao ingerir leite de vaca e seus derivados, o intestino vai sendo ocupado por açúcares não digeridos que ferem a estrutura intestinal.


Devido à falta de conhecimento e à pouca variedade de produtos ofertados que ocorreram no passado, muitos ficam receosos ao constatarem que é preciso abandonar o leite de vaca e seus derivados. Mas este não é mais o caso: todos os laticínios tradicionais, inclusive o próprio leite de vaca, possuem substitutos que os superam em valores nutritivos e não deixam nada a desejar em sabor.


É o caso do leite vegetal, uma bebida produzida a partir de grãos, oleaginosas, sementes ou cereais que pode ter textura cremosa ou mais aguada - quem escolhe é você e seu paladar. Rico em minerais e vitaminas e ainda livre de glúten, colesterol e lactose, o leite vegetal é uma opção muito mais saudável do que o leite de vaca.


E queijo, o intolerante à lactose pode comer? A resposta é sim, ele pode! E de vários tipos e sabores: queijo minas, cheddar, mussarela, cottage, provolone, parmesão, cream cheese, requeijão, catupiry e, é claro, com eles criar variados sabores de pizzas.


São opções de queijos deliciosos, com zero de lactose na composição e sabores tão autênticos que nem a família do cozinheiro é capaz de notar que são veganos. Para se tornar um mestre na arte de prepará-los, é fácil: basta seguir os ensinamentos e aprender com a expertise de quem já é Mestre em Queijos Veganos.


? Saiba mais agora mesmo sobre o curso Mestre em Queijos e Laticínios Veganos!








JÁ BAIXOU SEU E-BOOK GRÁTIS?



JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO YOUTUBE?

Curta nosso canal recheado de delícias!!


PÁGINA NO FACEBOOK @UMAIDEIAVEGANA



PERFIL NO INSTAGRAM @DEIAVEGANA





CURSO MESTRE EM QUEIJOS E LATICÍNIOS VEGANOS