builderall



Como reconhecer e lidar com a intolerância à lactose na infância?





É cada vez mais comum pediatras e nutricionistas registrarem casos de intolerância à lactose na infância. Ainda que o leite materno seja essencial nos primeiros anos de vida, ele costuma ser trocado pelo leite de vaca logo após a amamentação - e o organismo humano não é adaptado para digerir apropriadamente o leite de vaca.

Em pessoas com intolerância à lactose (que, estima-se, representam cerca de 70% da população mundial), o leite de vaca provoca mal-estar, diarreia e vômitos. De frequência maior em adultos, a intolerância à lactose na infância também ocorre e requer cuidados especiais para que o indivíduo não sofra com problemas de saúde.

De maneira geral, o leite de vaca é um alimento de difícil digestão que dificulta o processo de emagrecimento e costuma estar repleto de hormônios que são administrados às vacas leiteiras. Ele ainda está associado ao desenvolvimento de alergias (como a APLV), doenças (como a diabetes) e pode sobrecarregar os rins.

Siga conosco e saiba como reconhecer e lidar com a intolerância à lactose na infância!

Intolerância à lactose ou alergia ao leite: como diferenciar?

Muitas vezes confundidos, a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca (APLV) são males ligados ao leite de vaca com causas e sintomas distintos.

Enquanto a intolerância é provocada pela ausência no intestino da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar do leite (a lactose), a alergia é uma reação que o organismo de algumas pessoas têm à presença da proteína do leite: ela é percebida como uma ameaça e gera uma resposta imprevisível do sistema imune do indivíduo. 

Veja as principais diferenças entre intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca:

Intolerância à lactose

- É causada pela ausência ou deficiência da enzima lactase no intestino, dificultando a digestão do leite;

- Ocorre na maior parte da população mundial adulta, mas também acomete bebês e crianças;

- Gera sintomas de ordem gastrointestinal: diarréia, vômito, estufamento, náuseas, mal-estar, etc.

Alergia à proteína do leite de vaca

- É causada por uma reação do sistema imune de alguns indivíduos à presença no organismo da proteína do leite;

- Mais comum em crianças, mas pode ocorrer em pessoas de todas as idades;

- Gera sintomas imprevisíveis como inchaço, choque anafilático, falta de ar e pode até levar à morte.

Como reconhecer e lidar com a intolerância na infância?

Em crianças e bebês, os sintomas da intolerância à lactose podem aparecer logo na primeira infância ou após o desmame de leite materno. É um mal que pode ser originado por deficiência genética, infecção por vírus ou devido a uma simples demora do organismo em produzir a enzima lactase em quantidade suficiente.

Quando a criança tem dificuldade para digerir o leite, ela costuma apresentar os sintomas clássicos da intolerância à lactose: diarréia, vômito, gases, etc. Neste caso, o melhor a fazer é levá-la a um pediatra especialista em alimentação para que ele confirme o problema e trace uma dieta alimentar apropriada para o infante.

O tratamento consiste na reeducação alimentar: dieta vegana pode ajudar!

Totalmente livre de lactose, de proteína do leite de vaca e de qualquer componente de origem animal, a dieta vegana é indicada para pessoas de todas as idades e é uma das melhores formas de lidar com a intolerância à lactose na infância.

Trata-se de uma reeducação alimentar que acaba com os problemas digestivos, previne inúmeras doenças (inclusive a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca) e melhora a atividade do organismo como um todo, resultando em bem-estar e mais disposição. É ainda uma dieta extremamente rica em nutrientes.

Preparado a partir de grãos, oleaginosas, sementes ou cereais, o leite vegetal é o substituto perfeito para o leite de vaca. Sem lactose, glúten, colesterol ou proteína animal, o leite vegetal hidrata o corpo e sacia a fome sem causar prejuízos à saúde. Ele pode, inclusive, ser enriquecido com proteína vegetal e outros nutrientes.

? Saiba o que é APLV e aprenda quais são os cuidados recomendados!




JÁ BAIXOU SEU E-BOOK GRÁTIS?



JÁ CONHECE NOSSO CANAL NO YOUTUBE?

Curta nosso canal recheado de delícias!!


PÁGINA NO FACEBOOK @UMAIDEIAVEGANA



PERFIL NO INSTAGRAM @DEIAVEGANA





CURSO MESTRE EM QUEIJOS E LATICÍNIOS VEGANOS