
Totalmente desprovido de lactose na composição, as vantagens do leite vegetal para intolerantes à lactose são abundantes: a começar pelo fim das manifestações gastrointestinais que surgem quando o intestino não consegue digerir este que é o açúcar do leite.
O leite vegetal é uma bebida que qualquer um pode produzir em casa com diversos alimentos fáceis de encontrar: grãos, tubérculos, oleaginosas, frutas, sementes, cereais.
É uma bebida com variedade de sabores e nutrientes, rica em diversas vitaminas, proteínas e fibras alimentares e com baixíssima quantidade de gordura trans.
Muito mais nutritivo e benéfico para a saúde humana do que o leite de vaca, o leite vegetal é perfeito para a dieta de qualquer pessoa em busca de uma vida mais saudável - e acaba com o sofrimento e o desconforto dos intolerantes à lactose.
Fim dos sintomas
Intolerantes à lactose não conseguem digerir a lactose porque o organismo humano deixa de produzir a substância capaz de quebrá-la (a enzima lactase) à medida que ficamos adultos.
Assim, o açúcar do leite se acumula no intestino sem ser absorvido, é fermentado por bactérias e gera uma série de sintomas gastrointestinais.
Como não possui qualquer traço de lactose na composição, o leite vegetal não provoca nenhum dos sintomas mais comuns da intolerância à lactose:
? Leite vegetal não provoca inchaço ou desconforto abdominal;
? Leite vegetal não gera náuseas ou vômitos;
? Leite vegetal não resulta em gases ou diarreia;
? Leite vegetal não causa constrangimento e nem atrapalha a qualidade de vida do indivíduo - só lhe favorece.
Por que o leite vegetal é melhor
É uma bebida que oferece mais vigor e disposição, promove o bom funcionamento do sistema digestivo e não traz nenhum dos males que o leite de vaca apresenta: níveis altos de gordura trans e colesterol, risco de APLV, sofrimento animal e danos ao meio ambiente provocados pela indústria leiteira, entre outros.
Além de não provocar doenças, o leite vegetal é melhor que o leite de vaca porque pode ser preparado com diversidade de ingredientes e sabores para que o indivíduo tire proveito dos nutrientes de que mais precisa sem deixar de agradar ao paladar.
Com a enorme variedade de alimentos que podem ser utilizados nas receitas, o leite vegetal é rico em:
? Cálcio;
? Fósforo;
? Potássio;
? Vitaminas A, B e D;
? Minerais;
? Proteínas;
? Fibras alimentares;
? Ômega 3 e Ômega 6;
? Antioxidantes.
Principais tipos de leite vegetal
Com múltiplas possibilidades em receitas e sabores, o leite vegetal pode ser feito com alimentos vegetais como oleaginosas, sementes, cereais, frutas, tubérculos e grãos.
É uma bebida que pode ter textura mais aguada ou mais cremosa - a liberdade de escolhas é uma das grandes vantagens ao preparar os diferentes tipos de leite vegetal.
Conheça os principais tipos de leite vegetal:
Leite vegetal de soja - Livre de lactose ou glúten, rico em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, o leite vegetal de soja é cremoso e fácil de digerir.
Leite vegetal de aveia - Ótima fonte de fibras, cálcio e energia, o leite vegetal de aveia é fácil de preparar e pode ser usado em várias receitas - porém contém glúten.
Leite vegetal de quinoa - Livre de glúten e rico em vitaminas, fibras e proteínas.
Leite vegetal de amêndoas - Com pouca gordura e ótima fonte de cálcio e magnésio, ajuda ainda a prevenir doenças cardiovasculares.
Leite vegetal de coco - Fonte de gordura boa, reduz os níveis de colesterol LDL e ajuda a saciar a fome.
Leite vegetal de nozes - De sabor adocicado, rico em antioxidantes, ômega 3 e 6, selênio, cobre e zinco, ajuda a prevenir doenças e o envelhecimento.
Leite vegetal de castanha do caju - Saboroso, é fonte de cálcio, vitamina D, fortalece os ossos e auxilia no crescimento de crianças.
Leite vegetal de arroz - Livre de glúten é uma ótima fonte de energia, ajuda a perder peso e confere sensação de bem-estar.
Se você gostou deste conteúdo, leia também: O leite de vaca faz mal à saúde?
Curta nosso canal recheado de delícias!!