
Na indústria do leite, boa parte das vacas sofre maus tratos, convive com infecções como a mastite que afeta a qualidade do leite.Fazendas e criadouros recebem pouca ou nenhuma fiscalização e geram danos constantes ao meio ambiente.
Se você sofre de algum grau de intolerância à lactose ou simplesmente busca ter uma vida mais saudável, está prestes a descobrir mais alguns bons motivos para abandonar o consumo do leite de vaca. Entre consequências ambientais e animais criados em condições precárias, afinal, é inevitável que nossa saúde não seja afetada.
Siga conosco até o fim e desvende os segredos sobre a indústria do leite que você ainda não sabia!
A indústria do leite e o meio ambiente
A indústria do leite é conhecida por poluir tanto o ar quanto a água - entenda os motivos:
? Polui o ar ? As vacas produzem gás metano (CH4) em grande quantidade, o mesmo gás que sai de restos de comida e que é um dos responsáveis pelo efeito estufa, deixando a atmosfera mais grossa e contribuindo para o aquecimento global.
? Polui a água ? Na maioria das vezes sem controle algum, as fezes e dejetos das vacas que são utilizadas na indústria do leite acabam escoando para rios, lagos e até para os lençóis freáticos abaixo da terra.
Calcula-se que o rebanho mundial seja de aproximadamente 1 bilhão de bovinos, com o Brasil contribuindo para nada menos que 250 milhões de cabeças de gado. Mesmo com fazendas que buscam não maltratar os animais, tal quantidade de vacas torna praticamente impossível que o meio ambiente não seja afetado pela indústria do leite.
A indústria do leite e sua saúde
Os machucados provocados pelas máquinas de ordenha nos corpos das vacas resultam em infecções por mastite nas mamas dos animais. A mastite, por sua vez, acaba em pus - pus que vai parar dentro do leite que é vendido no mercado.
No Brasil, aliás, a quantidade de células de pus permitidas no leite é o dobro do permitido na Europa: 1 milhão de células de pus por ml contra 400 mil células de pus por ml. Mas este não é o único problema que o leite de vaca traz para a sua saúde.
Assim como o leite materno é ideal para o bebê humano, o leite de vaca é um alimento que carrega todos os nutrientes que o bezerro precisa para se desenvolver - mas não tem nada a ver conosco. Mitos como o de que o leite de vaca faz bem para os nossos ossos não possuem comprovação científica e a presença do leite no organismo humano pode, na realidade, levar a uma série de problemas de saúde.
Conheça algumas das doenças relacionadas ao consumo do leite de vaca:
? Intolerância à lactose ? Cerca de 70% da população mundial têm algum grau de intolerância à lactose (o que torna ser intolerante mais normal do que não ser), um estado natural do ser humano adulto devido à falta da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar do leite e que geralmente só produzimos na infância.
? Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ? Trata-se de uma reação que o sistema imunológico de algumas pessoas apresentam quando o organismo detecta a presença das proteínas do leite de vaca. O grau e os sintomas da reação variam de indivíduo para indivíduo, mas podem até levar à morte.
? Câncer ? Para que produzam mais leite, as vacas recebem injeções de hormônio que promovem um crescimento anormal das células e que podem favorecer o desenvolvimento de câncer gastrointestinal e de mama. Outro problema são os antibióticos que as vacas recebem por causa das mastites e que também acabam no leite que é consumido por humanos.
? Conheça 5 fatos sobre a intolerância à lactose
Curta nosso canal recheado de delícias!!