Nutrição completa com fornecimento de vitaminas, proteínas, minerais e tudo o que organismo necessita para funcionar bem; saúde para o corpo e para a mente, refletindo-se em muito mais disposição no dia a dia; enorme variedade de deliciosos sabores e texturas; mais economia na hora de fazer as compras no mercado.
Isso sem falar na prevenção a doenças como a intolerância à lactose e a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).
Impossíveis de serem resumidos em um só parágrafo, os inúmeros benefícios do estilo de vida vegano são cada vez mais almejados no mundo todo. E é a partir do interesse crescente por este estilo de vida saudável e ambientalmente consciente que muitos se perguntam: "o que uma lista de compras veganas deve conter?".
Como você já deve saber, o vegano exclui de seu consumo qualquer produto de origem animal. O que nos leva a mais uma grande vantagem: sem carne e itens de origem animal na lista de compras, os gastos com comida podem cair pela metade!
Siga conosco para descobrir tudo o que uma lista de compras veganas deve conter!
Economia nas compras
Ao contrário do que desinformam alguns mitos sobre a alimentação vegana, a dieta desprovida de produtos de origem animal não é elitista ou mais cara do que a dieta comum. Pelo contrário, seguir a alimentação vegana pode fazer com que o indivíduo note seus custos com comida caírem significativamente.
É o que revelou uma pesquisa de 2017 realizada pelo site independente Olhar Agro & Negócios: entrevistados pelo site relataram que a economia conquistada por meio da dieta vegana chegou a ultrapassar os 50% em redução de custos com comida.
O mesmo vale para os veganos e vegetarianos entrevistados pelo site UOL há alguns meses para uma matéria semelhante - segundo eles, muitos pertencentes à Classe C, é perfeitamente possível seguir uma alimentação vegana completa e nutritiva gastando pouco dinheiro.
Para aproveitar toda a acessibilidade da dieta vegana, um dos segredos é adquirir seus alimentos naturais em feiras, sacolões, pequenos mercados ou diretamente das mãos do produtor local. Quando são industrializados e ultraprocessados, por outro lado, os alimentos veganos tendem a ser mais caros e menos saudáveis.
Além disso, ao adquirir conhecimento para cozinhar seu próprio alimento em casa, o vegano economiza grande parte do dinheiro que gastaria em restaurantes e ainda tem mais facilidade para agradar o próprio paladar. Para tanto, é preciso escolher os ingredientes certos.
Ingredientes veganos que não podem faltar
Em uma boa lista de compras veganas, existem alguns ingredientes que não podem ficar de fora. Nutritivos e altamente versáteis, eles podem ser aplicados em uma infinidade de receitas que não só substituem satisfatoriamente alimentos como a carne e o leite de vaca, como oferecem muito mais benefícios à saúde.
Confira tudo o que uma lista de compras veganas deve conter:
Grãos e leguminosas
- Lentilha, feijão, ervilha, grão de bico, amendoim, proteína de soja.
Frutas, verduras e legumes
- Maçã, mamão, banana, brócolis, batata, batata doce, repolho, beringela, cenoura, couve-flor, beterraba, abóbora, cebola, alho, laranja.
Cereais, pães e massas
- Arroz, massas sem ovos, aveia, farinha de trigo, pães sem ovos ou leite.
Sementes
- Semente de abóbora, semente de girassol, quinoa, chia.
Outros itens
- Azeite de oliva, leite de coco, açúcar, cevada, pasta de amendoim, tofu.
? Descubra o que fazer para um vegano comer!
Curta nosso canal recheado de delícias!!