Livres de qualquer ingrediente de origem animal e com grande variedade de tipos e sabores, os queijos veganos vêm sendo descobertos e apreciados no mundo todo por um número de pessoas que cresce sem parar.
Analistas de mercado estimam que, até 2030, o mercado global de queijos veganos alcance o valor de U$ 7 bilhões.
No Brasil, onde a parcela da população que busca uma vida mais saudável também aumenta a cada ano, diversas marcas de alimentos vêm lançando variedades de queijos veganos para satisfazer as novas exigências do consumidor - uma missão complicada, já que os melhores queijos veganos podem ser preparados em casa.
Esta explosão de popularidade é nada mais que um reflexo natural da enorme gama de benefícios dos queijos veganos. Saudáveis e nutritivos, os queijos veganos são muito mais favoráveis ao organismo do que os queijos comuns e não provocam doenças como a intolerância à lactose ou a alergia à proteína do leite de vaca (APLV).
Os benefícios dos queijos veganos são sentidos até pelo meio ambiente: com a indústria leiteira sendo responsável por boa parte da emissão de gases de efeito estufa e pela produção de rejeitos que acabam nos leitos dos rios e em lençóis freáticos, substituir os laticínios comuns pelos queijos veganos pode ajudar a salvar o planeta.
Para nós, humanos, as vantagens são ainda mais abundantes - conheça abaixo 5 dos principais benefícios dos queijos veganos na sua alimentação!
1.Livre de gordura trans
Os queijos veganos são totalmente livres de gordura trans, um tipo específico de gordura cujo consumo não é recomendado em nenhuma quantidade e que está presente em grande quantidade no leite de vaca e em seus derivados - como o queijo comum.
O principal problema da gordura trans é que ela reduz os níveis de colesterol bom (o HDL) e aumenta os níveis de colesterol ruim (o temido LDL).
2.Melhor opção para intolerantes à lactose
Para os intolerantes à lactose, os queijos veganos representam a melhor opção para seguir uma dieta rica em sabor e saúde.
Totalmente livres de lactose, o açúcar do leite de vaca que intolerantes à lactose têm dificuldade ou não conseguem digerir pela ausência da enzima lactase no organismo, os queijos veganos não provocam gases, enjoo, diarreia, desconforto digestivo ou qualquer outro sintoma da intolerância à lactose.
3.Rico em proteínas e vitaminas
Existem diversos tipos de queijos vegetais que podem ser preparados com uma grande variedade de ingredientes naturais - ingredientes como a levedura nutricional, que possui sabor de queijo parmesão e é rica em proteína, fósforo e magnésio, ou a castanha do caju, também rica em proteínas.
Ainda é possível enriquecer os queijos vegetais com diversas vitaminas, como a vitamina B12.
4.Mais saudável e nutritivo
Os queijos veganos podem ser utilizados em uma infinidade de receitas sem causar preocupações, já que possuem níveis ínfimos de sódio e não afetam a saúde de pessoas hipertensas. Também não possuem qualquer traço de proteína do leite de vaca na composição, não provocam reações em pessoas com APLV e são livres de glúten.
Os queijos veganos são abundantes, por outro lado, em fibras alimentares e em diversos minerais.
5.Pouca quantidade de carboidratos e gorduras
O queijo vegano pode ter sabor idêntico à mussarela, ao provolone, parmesão, queijo prato e a muitos outros tipos de queijos para agradar a qualquer paladar - mas, ao contrário das versões comuns, os queijos veganos trazem quantidades mínimas de carboidratos e gorduras.
Com os queijos veganos, é possível fazer pizzas, lasanhas, tortas e muitas outras receitas sem precisar ter medo de engordar.
? Conheça e inscreva-se agora mesmo no Curso Mestre em Queijos Veganos!
Curta nosso canal recheado de delícias!!